É uma linda ave Branco neve, com um pescoço bastente comprido, e suas pernas e dedos são laranja-escuro.
O peso dos machos gira em torno de 8kg, e o das fêmeas 6,0kg.
Atinge a maturidade sexual à partir de 1 ano de idade. O macho aceita várias fêmeas e cada uma delas coloca entre 40 e 60 ovos no período de julho a dezembro. O período de incubação é em tôrno de 28 dias. A partir dos oito meses e até os oitos anos de vida, os gansos estão aptos a procriar. Em geral, no primeiro ano, botam de 15 a 25 ovos, quantidade que pode se elevar no ano seguinte.
Os gansinhos depois de nascidos, devem ficar 24 horas sem comer. São muito sensíveis à umidade, ao frio e ao sol forte. Com 20 dias de idade, já podem ser soltos, alimentam-se com ração inicial de galinha. Não deve lhes faltar uma boa sombra para protegê-los do sol forte e do calor.
No Brasil os gansos são criados principalmente como aves ornamentais. Mas a beleza não é a única qualidade dessas aves. São bastante rústicos, adoecem pouco e vivem muito, até 15 anos. Exigem muito pouco em termos de investimento, instalações e manejo e oferecem um. A carne, e de consistência firme, é saborosa. Os ovos, muito nutritivos: cada um equivale a três de galinha. As penas e plumas são usadas na confecção de travesseiros, edredons e casacos. Ruidosos, possuem um forte instinto de vigilância, podendo servir como um bom guardião da casa. São ótimos para capinar terrenos e espantar cobras.
Os gansos são herbívoros. Pastam capim, comem folhas verdes, legumes, frutas, grãos e batata, também se alimentam de casca de mamão, além de ervas e minhocas que se encontram no solo. Se houver necessidade podem ter uma complementação com ração balanceada, que devem receber de acordo com a faixa de idade. Não há exigências para o local de criação de gansos. Eles vivem bem sob diferentes climas e em espaços pequenos e simples.
O viveiro para criação de ganso de qualquer espécie não precisa ser sofisticado. O cercado pode ser de tela de arame, com 3 metros por 4 metros e 1,5 metro de altura. o interior deste criatorio, é bom que seja construido um abrigo de 1,5mt², coberto com telha para abrigo das aves.
Aves aquáticas, os gansos gostam de se banhar desde filhotes. Mas os gansinhos só devem entrar na água depois de completar 40 dias e contar com penas em 70% do corpo. Uma área, de 2 metros quadrados e com 20 centímetros ou mais de profundidade, é o bastante para a diversão das aves. A boa fertilidade dos ovos também é atribuída ao acasalamento na água.